Mohs Londrina e Maringá
Cirurgia Micrográfica de Mohs
Excelência no Tratamento do Câncer de Pele
Cirurgia de Mohs x Exérese com Congelação
​
Não, apesar de ambas realizarem a congelação do tecido para realizar o exame microscópico no momento da cirurgia.
Na cirurgia de congelação convencional, entretanto, retira-se o tumor com amplas margens de pele saudável, por vezes desnecessariamente. Ao mesmo tempo, paradoxalmente, examina-se partes do tecido e dasmargens(estatisticamente cerca de 0,1%). Esse trabalho é feito por amostragem como mostrará a figura.
​
Na cirurgia de Mohs, as margens cirúrgicas são mais econômicas. Além disso, o exame microscópico da cirurgia de Mohs não é por amostragem, pois há o exame de 100% das margens cirúrgicas, e é isso que oferece os melhores índices de cura!
A análise por amostragem pode negligenciar o exame de áreas de escape tumoral. O método de Mohs, entretanto, examina toda a superfície da peça cirúrgica que tomou contato com a lâmina do bisturi do cirurgião.
Ou seja, são técnicas bastante distintas de se examinar o tumor, com resultados também diferenciados.
Exemplo da retirada de um tumor:
​
Na primeira figura vemos a sombra cinza onde havia “raízes” do tumor.
​
Na figura da esquerda, que são os cortes de congelação da cirurgia convencional, vemos que houve um escape tumoral entre as lâminas C e D. Este exame mostraria masgens livres, porém o tumor voltaria a crescer.
​
Na figura da direita, mostra a congelação pela técnica de Mohs, onde foi analisado toda a margem profunda e lateral da lesão. E foi possível verificar que havia sinal de tumor residual na peça II em seu lado pintado de vermelho.
​
