Mohs Londrina e Maringá
Cirurgia Micrográfica de Mohs
Excelência no Tratamento do Câncer de Pele
Definição de Mohs
Dr. Mohs, cirurgião na Universidade de Wisconsin (EUA), reconheceu que um câncer de pele muitas vezes se assemelha a “ponta do iceberg”, com células tumorais que crescem para baixo e para os lados, como as raízes de uma árvore. Estes “raízes” não são visíveis a olho nu, mas podem ser vistas sob um microscópio.
Hoje é a técnica mais eficaz no tratamento do câncer de pele. Muito utilizada e considerada padrão ouro nos Estados Unidos, onde é considerada técnica de escolha.
A cirurgia de Mohs é um tratamento altamente especializado e preciso para o câncer de pele em que o tumor é removido em etapas, uma camada de tecido de cada vez.
É um procedimento que pode ser feito em ambiente ambulatorial ou em centro cirúrgico, realizado sob anestesia local. Embora outros especialistas possam verificar as margens de excisão, esta forma de exame não é a mesma que a cirurgia de Mohs.
Uma vez que uma camada de tecido é removido. A técnica cirúrgica permite que 100% das margens tumorais sejam avaliadas.. Essas lâminas são cuidadosamente examinadas ao microscópio pelo cirurgião de Mohs para que quaisquer raízes microscópicas do câncer possam ser precisamente identificadas e mapeadas. Se as células cancerígenas são vistas, uma camada de tecido adicional é removida somente em áreas onde o câncer ainda está presente, deixando a pele normal intacta.
A análise das margens de tecido é feito no momento da cirurgia pelo cirurgião de Mohs, o que permite correlacionar quaisquer resultados microscópicos com o local cirúrgico no paciente. Quando o tecido saudável livre do câncer ao redor do tumor for atingido (chamado de margens livres), a análise termina.
Isso economiza o máximo de pele saudável possível. Uma vez que o câncer tenha sido removido, o cirurgião irá realizar a reparação da ferida, incluindo a cura natural (granulação), costurando a ferida de lado-a-lado, ou usando uma aba de pele (retalho) ou um enxerto.
A cirurgia micrográfica de Mohs é o tratamento mais efetivo para a maioria dos tipos de câncer de pele, pois alcança os maiores índices de cura, inclusive em tumores que já foram tratados por outros métodos. A cirurgia de Mohs pode identificar com precisão e remover um tumor inteiro, deixando o tecido saudável circundante intacto, o que confere melhor resultado estético das cicatrizes!

